Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela - Tudo é uma viagem

Post Top Ad

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

Na Espanha, o caminho mais curto, de La Coruña até Santiago, não chega a completar os cem quilômetros exigidos para a obtenção da compostelana. Por isso a Catedral de Santiago de Compostela permitiu que outros países criassem trechos pequenos fora da Europa.


Então Fábio Farah e Mariana Mansur, de São Paulo tiveram a ideia de trazer um trajeto para o Brasil. A escolha por Florianópolis se deu, segundo eles, pela facilidade de chegada na cidade já que tem aeroporto internacional, e por ser litorânea trazendo assim uma semelhança com La Coruña, que é uma cidade portuária.

Foi inaugurado no dia 29 de Junho de 2017 o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, e o lugar escolhido foi a Floripa, nossa ilha da magia.
É o único da América Latina, e foi reconhecido pela Catedral de Santiago de Compostela na Espanha.

O trecho de 21 km serve como iniciação do caminho espanhol, que dando continuidade a partir de La Coruña completa os 100 km mínimos  de caminhada exigidos para ganhar a Compostela. 


Eu que nunca fiz grandes caminhadas na vida me aventurei com 2 experts no assunto (ai Jesus!), minha tia Rita e sua fiel escudeira Regina.
Elas já fizeram o Caminho de Santiago, e vários, vários outros pelo Brasil...
Tudo certo, afinal, eu já estava preparada pra voltar pra casa depois de chegar na 2 igreja, em Pontas das Canas... mas me surpreendi!
Segue abaixo meu trajeto, acompanhado 100% pela tia Rita!

Saída de casa: 06:35
Saída do Terminal Cidade de Florianópolis: 07:15 (aproximado)
Chegada na igreja em Canasvieiras: 07:48

Pequena cerimônia de 1° carimbo, inauguração da placa na igreja, tentativa de organizar o grupo que surpreendeu a organização, havia uma estimativa de 150/200 pessoas... apareceu 500!! Sim!!

 


Igreja Nossa Senhora de Guadalupe em Canasvieiras - 1° Carimbo
Saída 09:10

Caminhada pela praia de Canasvieiras, Cachoeira e Pontas das Canas

  

Trecho é bem tranquilo... a mochila tá leve, os pés turbinados. Chega muito rápido na 2° igreja. 

Igreja São Pedro em Pontas das Canas - 2° Carimbo
Chegada 10:39 - segue reto toda vida que ainda tá só no começo.

 

Caminhada pelo asfalto e depois pela praia da Lagoinha

Eu, Regina e tia Rita. Ao fundo a Lagoinha
Trilha do Morro do Rapa
Início: 11:13 hs
Término: 13:22 hs


 

Subida do Morro do Rapa, daria pra ter sido um pouco mais rápido, mas acabamos parando bastante porque muitas pessoas estavam passando mal, horário muito quente e exigia muito, subida íngreme mas trilha em bom estado. A vista impressiona, uma beleza só... e quanto mais sobe, mais linda fica a vista... 

 

A partir desse ponto seguimos somente eu e a tia Rita, a Regina não conseguiu encarar o próximo morro.

 

Caminhada pela praia Brava


Trilha Morro da Feiticeira
Início: 14:40 hs
Término: 15:00 hs

SEM FOTOS

A trilha estava em péssimo estado por causa das chuvas recentes, muita erosão no solo. Totalmente fechado pela mata (o que é ótimo!), impedindo a entrada de sol faz com que o solo fique sempre úmido.
Apesar de ser um morro muito tranquilo, pouca subida não causando exaustão, a trilha exigia atenção redobrada. Trechos com buracos, crateras, lama... só escutava um splaft seguido de um machucou? 
Ainda bem que muita gente desistiu de seguir por ele depois de ter passado mal no do Rapa.


Caminhada pela praia dos Ingleses


Depois de 2 morros de trilha natural, seguir os mais de 4km de extesão da praia dos Ingleses pela areia fofa, é realmente um ato de penitência. Aliás, sugiro para que seja mudado de Caminho Brasileiro de Santiago, para Caminho da Penitência (brincadeirinha!) 
Mas esse trajeto escolhido ficou bem complicado, uma vez que o Caminho de Santiago é feito por pessoas de todas as idades, com algumas limitações, às vezes sozinho, só mulheres...
Acho bem complicado fazer por exemplo, duas mulheres sozinhas esse trajeto no inverno. Não pela complexidade da trilha dos morros, mas pela falta de segurança existente. 

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes nos Ingleses - 3° Carimbo
Chegada: 16:20
Fomos recebidos por um aconchegante café da tarde, organizados pela senhoras da paróquia com café fresquinho e bolachinhas. Uma merecida pausa pra colocar os pés pra cima um pouco.
Saída para o último trecho: 16:40

 


Santuário Sagrado Coração de Jesus nos Ingleses - 4° Carimbo
Chegada 17:12


Início da Missa



Chegada em casa: 19:41hs

Eu não conhecia a Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - ACACSC - mas fiquei muito feliz em conhecer, pessoas bem dispostas, alegres e gentis. Eles estavam na coordenação desse caminho inaugural, a diretoria e vários voluntários uniformizados com camisetas amarelas, sempre ajudando e incentivando a todos. Estão de parabéns!

Se vale a pena, claro que sim!! Nossa ilha é linda, com paisagens belíssimas!!
Me perdoem as poucas fotos, mas eu tava ocupada demais superando meus limites, essa foi minha primeira caminhada de longa distância.

Para visualizar mais fotos do Caminho, clique aqui.
Para mais informações sobre o Caminho entre em contato com a ACACSC.


Deisy Régis Zimmermann