Embalse El Yeso - Tudo é uma viagem

Post Top Ad

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Embalse El Yeso

Cajón del Maipo é formada por pequenos vilarejos e fica na região metropolitana de Santiago, e é lá que fica alguns lugares incríveis como Embalse el Yeso e Baños Morales.
Estivemos no Chile em agosto/15, e como era época de frio e muita neve, tivemos sorte de conseguir chegar até Embalse. É comum as estradas fecharem devido a nevascas fortes e por isso a maioria das agências nem fazem esse tour, mas como contratamos um guia, conseguimos.

Embalse el Yeso 
Trajeto por Cajón del Maipo

Pra ir até Parque Valle del Yeso e se jogar nas águas quentes de Baño Morales a melhor época é de novembro até abril, quando as estradas estão abertas.
Tivemos que caminhar por aproximadamente 1 hora até chegar à represa, pois a estrada estava fechada pela neve.

Caminhada pois o ônibus não chega por causa da neve

Embalse el Yeso foi inaugurado em 1964 e fica a mais de 2.500 metros de altitude, envolto pela Cordilheira dos Andes. Levou mais de 10 anos para ser construído, formada pelo represamento do Rio Yeso que faz parte da cacia do Rio Maipu.

Las Cascaras é o acampamento construído pela construtora da represa, abandonado logo depois da inauguração ele ainda pode ser visto.

Las Cascaras
Embalse el Yeso é um reservatório de água potável, responsável pelo abastecimento da cidade de Santiago. Por esse motivo não é permitido a entrada nas águas, existe uma cerca de proteção.
O contraste da água com o terreno seco e o branco das cordilheiras é algo extraordinário!


Por sorte tivemos uma mudança no roteiro e acabamos indo no dia do meu aniversário, como eu queria desde o começo do planejamento da viagem. Tive até um bolo todo especial e parabéns em meio a Cordilheira dos Andes, sabe lá quantas pessoas no mundo já tiveram essa sorte?

Meu bolo de neve
Apesar do frio, calor humano não faltou.

Não existe nenhum tipo de apoio ao turista, você deve levar sua água e lanches. Também não exite banheiro.
Traga sempre seu lixo para descarte em lugar apropriado.

Viagem ao Chile feita em Agosto de 2015.
Para ver mais fotos incríveis de Embalse el Yeso, clique aqui.

Deisy Régis Zimmermann