El Chaltén - Tudo é uma viagem

Post Top Ad

terça-feira, 19 de setembro de 2017

El Chaltén

Partimos de El Calafate pela Ruta 40 rumo à pequena El Chaltén, que fica a aproximadamente 3:30h de viagem. Fizemos esse trajeto de carro e é bastante cansativo. Apesar da belíssima paisagem, não tem nada na estrada.
Abasteça o carro antes de sair de Calafate, pois só terá posto novamente em Chaltén. Lembre de levar uns cacarecos pra comer na viajem, só existe a parada La Leona e isso já foi mais da metade do caminho.
Na ida estava bem nublado e alguns trecho com chuva, já a volta com muita neve na estrada!

Um ponto na ruta 40

Fitz Roy encoberto pela nuvem

Da estrada, vista do Glaciar Viedma

Voltando para Calafate, muita neve e gelo na pista

O pequeno povoado fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares, Zona Norte. O Parque faz parte da lista de Patrimônio Mundial da Humanidade.
A capital nacional do trekking atrai muitos escaladores e montanhistas em busca dos famosos Cerros Fitz Roy e Torre, mas simples mortais também buscam as trilhas encantadoras que tem na região.

A alta temporada na Patagônia Argentina é no verão e Chaltén não é diferente. Ela recebe no verão muita, mas muita gente mesmo, portanto faça reserva com antecedência.

Ufa! Chegamos! 

Placa do Parque, Fitz Roy e Rio de las Vueltas
Em Chaltén não existe cobrança em dinheiro para a entrada no Parque, só moral: não acender fogueira, não estragar nada pelo caminho, não deixar o lixo, não jogar cigarros acesos, acampar somente na área permitida. O básico que se espera de quem curte e quer manter a natureza.

Vista de El Chaltén

Antes de entrar na cidade tem o Centro de Visitantes do Parque, lá você recebe uma breve explicação do que pode ser feito, das trilhas, recebe o mapa do Parque e, se quiser, carimba o passaporte. Depois, na rodoviária se consegue o mapa da cidade e mais carimbo de El Chaltén.

Carimbos de El Chaltén

Nós estivemos no inverno e parecia uma cidade fantasma de filme de faroeste, vários restaurantes fechados, pousadas, mercados. Mas isso não faz ela ficar ruim. Acho que nada faz El Chaltén ficar ruim!
As coisas por aqui também são mais caras, considerando a distância do resto do mundo, nem tão caras assim... Possui alguns poucos mercadinhos. Se for de carro, faça compras em Calafate antes de ir, o mercado é maior e com mais opções.

Chegamos final de tarde, fizemos compras e fomos para o apart que alugamos. A ideia era acordar cedo para fazer a trilha até a Laguna de los Tres, que é o ponto mais difícil. Mas dependíamos não só do nosso corpitcho, mas do tempo colaborar.
Infelizmente ficamos apenas dois dias na cidade e o mau tempo dificultou ainda mais os nosso passeio na montanha, mas pra compensar a neve do outro dia fez nossa trilha ficar inigualável!!

As trilhas que fizemos vocês podem conferir clicando nelas.

E no dia de ir embora, acordamos com neve!! O pequeno povoado ficou ainda mais lindo!

El Chaltén - Capital Nacional del Trekking

Não podia deixar de postar essa foto!! Como as outras, essa foto não tem nenhum tipo de edição ou filtro. Ele é assim, esse verde... imagina num dia de sol, como não deve ficar ainda mais lindo?

Rio La Leona
Aguardo convites para voltar até El Chaltén!

Período da viagem: agosto 2017
Moeda utilizada: peso argentino

Acompanhe nosso Instagram clicando aqui.

Deisy Régis Zimmermann 

   

Lembre-se de sempre levar uma sacola para trazer seu lixo de volta e descartá-lo em local adequado.