Laguna Esmeralda - Tudo é uma viagem

Post Top Ad

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Laguna Esmeralda

Eu já não estava mais botando fé que conseguiria fazer essa trilha até a Laguna Esmeralda já que ela tinha ficado para o último dia e pelas agências é um passeio de 6 horas. E fazer sem os grampos nem pensar! Nossa experiência no Glaciar Martial foi traumatizante pra mim.


Estava realmente difícil conseguir alugar os grampos, mas pra nossa sorte decidimos parar pra conhecer algumas dos famosos centros invernais na nossa volta do passeio à Tolhuin e lagos Escondido e Fagnano e acabamos conversando com uma brasileira que é a dona de uma deles, o Valle de Lobos, que por acaso é onde fica a trilha pra laguna.
Grampinos
Papo vai papo vem e ela nos contou que a defesa civil tava saindo dali pois uma turista havia caído na trilha, mesmo estamdo com os grampos que ela alugou e ainda emprestou os bastões pra moça.
- Opaaa... vocês alugam os grampos aqui??!?!?! Os Deuses estão conspirando à nosso favor.


Então no dia seguinte lá fomos nós pro Valle de Lobos, pegamos nossos grampinos, bastões e seguimos as marcações ao longo da trilha.

Até achava que a trilha só poderia ser feita com guias, mas depois descobrimos que a trilha é auto guiada e gratuita, mesmo entrando por esse caminho mais fácil que passa por dentro da propriedade deles.


No verão a trilha é mais fácil e sem riscos, mas no inverno tem que ter mais cautela por causa da neve e do gelo acumulado.



E se vamos sozinhos, vamos no nosso tempo parando pra observar e registrar na memória cada detalhe daquele lugar fantástico.



Eu realmente desejava conhecer a Laguna Esmeralda toda congelada, mas confesso que agora fiquei na vontade de voltar no verão e conhecer ela no tom de esmeralda.



A trilha tem uns 3,5 km e é super fácil, com os grampos claro. Tem poucas subidas/descidas e pode ser feito em uma manhã ou tarde. Há quem se arrisque a ir sem os grampos, já que dá pra procurar rotas alternativas nas partes mais escorregadias, mas o risco é grande.



Fizemos cada trecho em quase 2 horas com bastante paradas pra fotos.
Dá uma olhada no vídeo com alguns trechos da trilha, eta coisa mais linda!



Passeio realizado em agosto de 2017.
Valor gasto: 300 pesos no aluguel dos grampos.

Qualquer dúvida deixa aí nos comentários que a gente responde.