Parque Nacional Tierra del Fuego - Tudo é uma viagem

Post Top Ad

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Parque Nacional Tierra del Fuego

O Parque Nacional Tierra del Fuego foi criado em 1960 e faz limite internacional com o Chile. Possui uma área de quase 69.000 hectares ficando a aproximadamente 10 km de Ushuaia.
Chega-se através da Ruta 3 que acaba dentro do parque, lembrando que durante o inverno é necessário o uso de pneus específicos para neve/gelo ou correntes.

Final da Ruta 3

Estivemos no Parque por conta própria com carro alugado e, não sei se por esse motivo, não nos cobraram entrada. Eba! Economia de 700 pesos!
Nosso carro não tinha correntes, mas tinha pregos nos pneus dianteiros e traseiros e como não tinha acumulo de neve na estrada fomos permitidos a prosseguir.

Pequeno trajeto dentro do parque com pouco gelo na estrada

Na entrada recebemos o mapa do parque e fomos informados das trilhas que poderiam ser feitas, todas auto guiadas, porém a maioria estava fechada por causa da neve. Seguimos então pela senda Hito XXIV que estava aberta e que nos levaria até o Chile. A trilha na maior parte do tempo é muito tranquila, tem apenas 3,5 km e fizemos em 1 hora cada trecho.

Alguns trechos da trilha se anda pela margem do lago sentindo o vento gelado no rosto e aproveitando aquele visual único e também pelo chamado Bosque de Lenga.

Margem do Lago Roca
Bosque de Lenga
E no final da trilha encontramos entramos o Hito XXIV que marca a divisão entre a Terra do Fogo Chilena e Argentina.

Como de praxe, levamos nosso lanche para a trilha e resolvemos que cada um faria seu lanche no país que quisesse... ele no Chile e eu na Argentina

Mais algumas fotos da trilha.

Em seguida pegamos o carro e continuamos pela Ruta 3 até o final dela. É lá que além da placa abaixo fica a famosa placa do Parque, que é primeira imagem deste post.

Final da Ruta 3

Nesse ponto tem mais algumas trilhas possíveis. Fizemos duas: Castorera e La Baliza, que são caminhadas bem leves e tranquilas sem subidas!
La Baliza nos leva ao limite da Reserva Natural passando por uma castorera ativa, mas eu não vi nenhum castor por lá.

Castorera tem uma distância de 400 metros ida e volta
Senda de La Baliza tem 3 km ida e volta.

Final da senda La Baliza
Encontre aqui hotéis em Ushuaia.
Castorera

5 - Castorera: 400 metros
6 - Senda de La Baliza: 1500 metros

Bahía Lapataia

Qualquer dúvida deixa aí nos comentários que a gente responde.

Acompanhe também pelo nosso Instagram.

Passeio realizado em agosto de 2017.